Blog

Vinho emagrece? Engorda? Faz bem? Veja 7 mitos e verdades


Vinho emagrece? Engorda? Faz bem? Veja 7 mitos e verdades


Quem aprecia um bom vinho ou é apenas iniciante provavelmente já ouviu falar em algum mito sobre a bebida. Preparamos este post para responder se vinho emagrece ou se engorda, se faz bem à saúde, se pode manchar a roupa e muito mais. Confira!



1. Vinho emagrece: mito

Já começamos com uma questão controversa. O fato é que o vinho contém calorias como qualquer outra bebida ou alimento. Seus principais componentes calóricos são o álcool e o açúcar. Logo, quanto mais alcoólico e doce, maior a quantidade de calorias.


Por outro lado, o vinho também apresenta propriedades digestivas, mas não suficientes para contribuir com o emagrecimento. Portanto, é relativo afirmar se o vinho emagrece ou engorda. Vai depender, portanto, da quantidade de bebida que você consome.



2. Vinho é bom para o coração: verdade


Assim como ao afirmar que o vinho emagrece ou engorda, a resposta está no consumo moderado. Os principais benefícios de uma dose diária incluem a redução no risco de doenças cardíacas e crônicas, como a depressão, além do Alzheimer e da diabetes.


Comparado a outras bebidas, o vinho tinto contém uma combinação complexa de substâncias saudáveis conhecidas como polifenóis. Uma das principais é o resveratrol, que tem ação antioxidante e está presente na casca e nas sementes das uvas vermelhas.



3. Vinho doce leva açúcar: mito


Se você beber uma taça de vinho fino e sentir um sabor doce, isso não necessariamente quer dizer que ele levou açúcar no preparo. Isso porque a doçura pode ser proveniente da própria uva, cujo açúcar residual não fora transformado em álcool na fermentação.


Agora, se você estiver experimentando um vinho suave ou demi-sec que apresenta doçura além do comum, é bastante provável que ele tenha, pelo menos, 5 gramas de açúcar por litro. Há vinhos suaves que apresentam até mais do que 20 gramas de açúcar por litro.



4. Vinho decantado tem mais qualidade: verdade


Quanto o assunto é degustação, nós não gostamos de colocar regras. Até porque, para ser plena, sua experiência com o vinho deve ser a mais espontânea possível. Porém, não podemos negar que usar um decanter ajuda a explorar as sensações do vinho.


Trata-se de uma jarra com base redonda e pescoço longo que melhora a oxigenação do vinho. Com isso, acelera-se o envelhecimento da bebida, fazendo com que os aromas se tornem mais fortes, os taninos mais suaves e o álcool mais acentuado.



5. Vinho branco é feito de uva branca: mito


O vinho branco também pode ser produzido a partir de uvas vermelhas. Para isso, elas devem ser fermentadas sem a casca, o que geralmente dá cor à bebida. Da mesma forma, a uva branca pode ser combinada com vinhos tintos para agregar aromas.


Por isso, tenha sempre em mente que a cor do vinho não necessariamente tem a ver somente com o tipo de uva, mas também com o processo de fabricação da bebida. Um bom exemplo de vinho branco que leva uva tinta é o espumante.



6. Vinho pode manchar a roupa: verdade


Depois da dúvida se vinho emagrece ou engorda, essa é uma das questões que mais intrigam os apreciadores da bebida. Se você prestar atenção, ao comer um cacho de uvas vai perceber que a fruta deixa as mãos e os dentes manchados, certo?


Imagine só um vinho tinto! A tinta apresentada pela bebida costumava ser usada até mesmo como pintura antigamente. Por isso, muito cuidado! A não ser que você lave a roupa logo em seguida, a mancha de vinho pode nunca mais desaparecer.



7. Vinho com rolha de cortiça é melhor: mito


Esse mito pode ter pego você de surpresa, não é mesmo? Há quem pense que, assim como os barris de carvalho, a rolha de cortiça preserva o aroma e o sabor do vinho. Pode até ser verdade, mas o lacre de alumínio também tem suas propriedades.


Conhecido como screw crap, mesmo não lacrando a bebida hermeticamente, esse lacre é capaz de separar mais oxigênio do vinho do que as tradicionais rolhas. Se você está em busca de um vinho jovem, prefira rótulos embalados com esse tipo de tampa.


Se você está em busca de um ambiente aconchegante e propício à degustação entre amigos, conheça o Vino!, com unidades em Curitiba e São Paulo!


Leave a Comment